PREFEITURA PREPARA GRANDE PASSO PARA FORTALECER A CADEIA DE RECICLAGEM DE CAMPO LARGO
Município anuncia assinatura de contratos com associações e cooperativas de catadores de recicláveis, entrega de equipamentos e ampliação de parcerias para gestão de resíduos

Entrega deste veículo será na próxima quarta-feira (09) e irá auxiliar as entidades parceiras da Prefeitura Municipal nos serviços de coleta, triagem e comercialização de recicláveis
Foto: Divulgação / SMMA
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), está preparando um marco para a cadeia da reciclagem do município, com o objetivo de celebrar a sustentabilidade. No dia 09 de abril, às 18h, no Parque Newton Puppi, a pasta assinará contratos de prestação de serviços com as associações e cooperativas de catadores de recicláveis locais.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, “o município está destacando trinta mil reais mensais para esta finalidade, reforçando o compromisso com a reciclagem e a inclusão social. Esse valor estimado será pago às entidades parceiras com base na produtividade delas, a cada mês”.
A assinatura contemplará os seguintes parceiros: Associação de Reciclagem Campolarguense (ARC), Associação de Reciclagem das Amigas do Meio Ambiente (AR-AMA 2014), Cooperativa Recicla Campo Largo e Associação Unidos da Reciclagem (Assur).
Além das assinaturas, a SMMA divulga a adesão ao Programa Coleta Mais, do Governo Federal, que em parceria com a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (CISPAR) realizará a estruturação, melhoria e aperfeiçoamento de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR’s), conhecidas como associações e cooperativas de recicladores.
Ações de estruturação da cadeia campo-larguense - Com o tema “Campo Largo Sustentável: Recicla, Transforma e Inclui”, na ocasião também serão entregues equipamentos e as chaves de um veículo modelo Iveco Daily 65-180 CS Hi Matic EE 4350 Tq 90L, cedido ao Município por meio do CISPAR, para a disseminação da metodologia do Programa Coleta Mais e ao fortalecimento da coleta seletiva em municípios do Paraná. Campo Largo aderiu ao projeto para estruturação de Unidades de Referência em Reciclagem e essa novidade visa incrementar a coleta seletiva do município, disponibilizando o veículo para as Associações e demais parceiros da cadeia para execução do serviço, de triagem e comercialização de recicláveis.
“Todas estas novas parcerias deverão ampliar a gestão de resíduos e gerar renda para os catadores. Estamos buscando contribuir para a criação de referências regionais que sirvam de modelo para a expansão de boas práticas de reciclagem, inclusão socioprodutiva de catadores e promoção do desenvolvimento sustentável na nossa comunidade”, afirma Teixeira.
Parcerias de sucesso - Além de todas essas novidades, o evento ainda terá a reapresentação de parcerias já estabelecidas pela SMMA, e que contam com ótimos resultados. São elas:
Cimento Itambé e Rio Bonito Soluções Ambientais: Os rejeitos da coleta seletiva oriundos das associações/cooperativa de catadores e de madeira da coleta pública municipal estão sendo destinados para coprocessamento na cimenteira, gerando renda aos catadores. Saiba mais aqui.
SO+MA vantagens: Presença das Casas SO+MA que são três contêineres amarelos, distribuídos nos bairros Centro, Ferraria e Itaqui, que recolhem resíduos recicláveis e somam vantagens para o incentivo à reciclagem. Saiba mais aqui.
Instituto Recicleiros: Oferece apoio e desenvolve unidades de Processamento de Materiais Recicláveis de alta eficiência, segurança e ergonomia. Com equipamentos modernos, assessoria técnica qualificada e gestão, são criadas oportunidades de trabalho e qualificação profissional para pessoas em estágio de vulnerabilidade social e econômica. Saiba mais aqui.
SIG Combibloc: Apoio ao município em que está situada, por meio das Casas SO+MA e do Instituto Recicleiros. Saiba mais aqui.
O evento da próxima quarta-feira será voltado para convidados, mas o momento é de celebração de todos, pois a causa é de toda Campo Largo. Juntos, construímos um futuro mais sustentável para a região.
Continue acompanhando o desdobramento dessas iniciativas e mais notícias sobre o assunto neste portal e nos demais canais oficiais do município.