FRAUDE DO E-MAIL FALSO SOBRE IRREGULARIDADE NO ALVARÁ PERSISTE
Situação foi detectada em novembro do ano passado e empresas locais seguem recebendo mensagens falsas. Se você também recebeu um e-mail suspeito não clique em nenhum link e procure a Prefeitura Municipal

Foto ilustrativa: Freepik
A Prefeitura de Campo Largo alerta para golpe que tem como alvo empresários do município. Ele foi divulgado já em novembro de 2024 e, segundo relatos recebidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, continua acontecendo.
Empresas recebem um e-mail que, supostamente, foi enviado pelo “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras” - um departamento que não existe na estrutura atual da pasta. O conteúdo da mensagem pode ter variações, mas basicamente diz busca comunicar uma notificação “por apresentar possível irregularidade no alvará de funcionamento”, utiliza termos jurídicos, dá prazo para regularização e ainda lista possíveis irregularidades identificadas. Usualmente a mensagem ainda contém um link para fazer um download da notificação. Toda a estruturação da mensagem é formal e pode induzir ao erro.
Porém, nada do conteúdo é verdadeiro, nem condiz com os processos internos atuais da Prefeitura de Campo Largo. A começar pelo departamento nomeado que não existe - dentro do organograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano há a Divisão de Fiscalização de Edificações e Obras.
O falso texto mistura competências, uma vez que a análise e emissão dos Alvarás de Funcionamento, bem como o cadastramento de inscrição municipal, são atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, via Divisão de Emissão de Alvará e Cadastramento. A equipe esclarece que, no caso de notificações, elas são enviadas pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR), um serviço adicional que permite comprovar a entrega ao destinatário, ou entregues pessoalmente, ou ainda publicadas em Edital no Diário Oficial do município.
As notificações sobre fiscalização de obras são atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que, segundo Katiuscia do Nascimento, diretora da pasta, não são enviadas por e-mail e sim realizadas pessoalmente. Tampouco a equipe da secretaria municipal envia arquivos para download.
A Prefeitura informa ainda que, desde novembro de 2024, implementa uma nova forma de comunicação digital com a população. É o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), um portal de serviços e comunicações eletrônicas já disponível dentro do sistema IPM utilizado pela Prefeitura de Campo Largo. A adesão deve ser feita pelos contribuintes, via mensagem automática a quem faz o login, e à medida que as pessoas físicas e jurídicas forem aderindo a este ambiente online seguro, a comunicação eletrônica irá se tornar a forma oficial de troca de informações, válida para assuntos tributários e não tributários, no âmbito da Administração Pública Municipal. Mas este processo está em fase inicial.
O que fazer? - A primeira coisa que os empresários locais precisam verificar é o endereço de e-mail do remetente. Os e-mails oficiais do sistema utilizado pela Prefeitura Municipal terminam com “@campolargo.pr.gov.br”, então o que for diferente disso é oriundo de outro sistema. Também não clique em link suspeito para baixar arquivos. Eles podem conter vírus e comprometer seus dispositivos.
A Prefeitura de Campo Largo pede cautela com um e-mail dessa natureza e solicita a quem receber que comunique imediatamente o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), pessoalmente (Avenida Padre Natal Pigatto, 925) ou no telefone (41) 3291-5135, ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano no telefone (41) 3291-5177.
Compartilhe esta mensagem e ajude a prevenir esse golpe.